• Facebook
  • Instagram

III Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia

Os dois primeiros anos do Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia, organizados pelo Grupo de Pesquisa Alere, foram muito bem sucedidos. Excelentes pesquisadores da área da história foram convidados para compor as discussões nos dias que os eventos se desenvolveram. Agora, no ano de 2019, já se aproxima o terceiro Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia. O Grupo de Pesquisa Alere mais uma vez se empenha em construir um evento de diálogos interdisciplinares para debater uma questão importante das relações humanas ao longo dos processos históricos: Alimentação.

Nesse site você consegue todas informações para participar do evento. Fique atento para as datas, local, etc. Aguardamos você!

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Informamos que as inscrições para apresentação de trabalhos no II Colóquio de História da Alimentação, foram prorrogadas. As inscrições poderão ser realizadas até dia 05 de agosto. Com cartas aceite de trabalhos na prorrogação entregues no período de 10 a 15 de agosto.

Informamos também que as cartas de aceite de trabalhos inscritos até 30 de junho, serão encaminhadas até 15 de julho.

Dicas para quem vem até Belém

(onde ficar, onde comer, etc)

Dicas_Para_quem_vem_para_Belém.png

&

Informamos com grande satisfação que os melhores resumos expandidos apresentados no III Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia serão convidados a submeter o artigo completo para publicação na Revista Brasileira de Gastronomia (RBG). O convite não implica em aceite para publicação. Os artigos completos serão revisados aos pares de acordo com as normas da RBG, seguindo as normas e critérios do periódico para publicação. 

Esta parceria muito nos honra considerando o papel e a importância da Revista Brasileira de Gastronomia na temática.

I Mostra Fotográfica do Alere

IMG-20190426-WA0001.jpg

[...]o homem civilizado não come somente (e menos) por fome, para satisfazer uma necessidade elementar do corpo, mas, também, (sobretudo) para transformar esta ocasião em um momento de sociabilidade, em um ato carregado de forte conteúdo social e grande poder de comunicação[..]

FLANDRIN, Jean-Louis ; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, p.108.

[...] estudar os usos, costumes e hábitos associados à alimentação é adentrar pela história econômica, como ensina Carneiro, mas também penetrar nos campos do sagrado com a história religiosa e seus tabus alimentares; não esquecendo que também nos leva à história política com seus banquetes;.[..]

MACÊDO, Sidiana Da Consolação Ferreira de. Daquilo que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900). 2009, p. 16.

E os eventos anteriores?

leila.png
gregorio.png
AlereLogo.png
Site construído em plataforma online por Wendell Cordovil.
© 2019 Grupo de Pesquisa Alere.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now